Categoria: Relatório
Ano da publicação: 2020
Resumo: Neste documento apresentamos uma proposta de metodologia para o diagnóstico e análise dos mercados não convencionais da agricultura familiar, os quais chamamos de mercados imersos, ou "nested markets", em inglês. Esta proposta foi escrita com a finalidade de explicar o que são os mercados imersos ao público não acadêmico e especializado, pois nem sempre este tipo de audiência tem acesso a trabalhos como teses e/ou artigos. Nosso foco e público-alvo são, portanto, os técnicos que atuam na extensão rural e nas atividades de capacitação de agricultores, os agentes de empresas privadas que atuam com planejamento de negócios, empresários e investidores de empreendimentos rurais, assim como formuladores de políticas públicas, entre outros interessados no tema dos mercados. Assim, imaginamos que apresentar uma versão simplificada e amigável, mas nem por isso menos rigorosa teoricamente e cientificamente embasada, poderia ser uma contribuição da academia e da Universidade pública aos agentes que trabalham com projetos de desenvolvimento e/ou fazem planejamento para a intervenção social.
Palavras-chave: mercados imersos; embeddedness; guia metodológico
Equipe Gepad: Natália Brasil; Sérgio Schneider (UFRGS)
Comentários