top of page
  • Foto do escritorGEPAD

Reinvenção dos mercados da agricultura familiar no Brasil: a novidade dos sites e plataformas digita

Reinvenção dos mercados da agricultura familiar no Brasil: a novidade dos sites e plataformas digitais de comercialização em tempos de Covid-19


Jornal/revista/editora: Estudos Sociedade e Agricultura Ano da publicação: 2021 DOI: https://doi.org/10.36920/esa-v29n2-8 Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o processo de reinvenção dos mercados da agricultura familiar brasileira durante a pandemia da Covid-19, especialmente as (re)conexões a partir de sites e plataformas digitais de comercialização de alimentos e produtos com consumidores urbanos. Para tanto, foi realizado um amplo levantamento de informações em 38 iniciativas distribuídas geograficamente em todas as regiões do país. O trabalho mostra que os novos canais de comercialização digital da agricultura familiar do Brasil são fortemente baseados em organizações coletivas, visam construir cadeias curtas locais e regionais e abastecem a população com alimentos in natura, agroindustrializados e ecológicos com atributos de qualificação variados. Palavras-chave: agricultura familiar, cadeias curtas, comercialização, desenvolvimento rural, mercados digitais Equipe Gepad: Marcio Gazolla - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Joacir Rufino de Aquino - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD


Comments


bottom of page